quarta-feira, 18 de março de 2015

Sinquisul recebe homenagem do Bairro

Sinquisul recebe homenagem do Bairro 

Embalados pela música clássica da Orquestra e pelo ritmo encantador do Coral, oficinas apoiadas pelo Projeto GerAção de Talentos, incluso na Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, as crianças e adolescentes do Bairro da Juventude homenagearam, na última terça-feira (10), as empresas que compõe o Sindicato das Indústrias Químicas Sul Catarinense (Sinquisul).

Representantes da Instituição estiveram na sede do Sindicato onde também apresentaram, aos associados do Sinquisul, projetos do Bairro inclusos nas Leis de Incentivo.  "A entidade faz um trabalho fundamental em nossa comunidade oferecendo educação, assistência e profissionalização, demonstrando em suas ações credibilidade e transparência", revelou o presidente do Sindicato, Jaime Dal Farra.

Pelo envolvimento do Sinquisul, um "Pacto de Amizade" foi entregue como forma de agradecimento.  "Quando iniciamos nossos projetos de esporte e cultura os primeiros apoiadores foram empresas ligadas ao Sindicato. Buscar parceiros é uma atividade contínua da Instituição que visa sempre oferecer o melhor para a criança", contou a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro, Tito Lívio de Assis Góes, o apoio do empresariado é fundamental.  " O trabalho realizado pela entidade também é possível, pois contamos com as valorosas contribuições dos empresários que nos ajudam a manter o Bairro. Quem investe em programas sociais ajuda a potencializar os sonhos de milhares de crianças".

Incentivador das causas da Instituição, o empresário Edmilson Zanatta falou da admiração pela entidade. "O Bairro é sempre muito criativo e inovador. É muito bom chegar no local e ver tudo funcionando muito bem. E isso é motivador não só para as crianças, mas também para quem investe e acredita na Instituição", concluiu Zanatta.



Coral se apresenta para colaboradores do Bistek

Coral se apresenta para colaboradores do Bistek 

Ação faz parte das atividades programadas pela SuperAção



O Coral, oficina apoiada pelo Projeto GerAção de Talentos, incluso na Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, se apresentou na última sexta-feira (dia 13), para os colaboradores do Bistek Supermercados. O grupo foi recepcionado pelas crianças da Instituição e pôde conhecer os setores da entidade. O encontro faz parte de uma série de atividades  programadas para o decorrer do ano da Campanha SuperAção, que além do Bistek conta com a parceria do Angeloni, Giassi, Manentti e Martins.

 Segundo o diretor de marketing do Bistek, Marcelo Póvoas, a visita causou um efeito muito positivo nos colaboradores. “O Bairro da Juventude é único. Nunca conheci uma entidade deste porte, é um prazer poder contribuir. Vamos buscar ajudar sempre”, declarou o profissional.

“Esta ação é um pouco de cada um de nós. Que vocês possam levar o sorriso e o olhar de nossas crianças”, finalizou a diretora executiva do Bairro da Juventude, Silvia Regina Luciano Zanette.

Após o encontro, um café foi servido ao grupo.


Coral desperta a musicalidade

Coral desperta a musicalidade 

Mais de 240 crianças e adolescentes participam da oficina



Eles sabem pouco de música, mas a vontade de aprender faz com que muitos estudantes do Bairro da Juventude busquem a oficina do coral para cantar. Hoje, aproximadamente 240 crianças e adolescentes integram a aula especial que ocorre no período do contraturno escolar. A oficina é apoiada pelo Projeto GerAção de Talentos, incluso na Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. 

São alunos de 8 a 14 anos que são desafiados e se descobrem na música. "É possível perceber o crescimento musical deles. Muitos têm facilidade, mas outros se esforçam e se destacam", ressalta a maestrina Júlia Dias.

Em aulas semanais, os participantes aprendem sobre a postura musical, como fazer o aquecimento da voz ou até respirar. "Os exercícios são importantes para que ele saiba se portar. Mas não trabalhamos só a parte técnica, há dinâmicas e estímulos para que ele tenha mais confiança", afirma Júlia. A oficina é um passo para ingressar no grupo de apresentação do Coral, que se apresenta em eventos do Bairro e também atende a convites externos.


Informações: Marli Vitali/ Voluntária Comunicação Bairro da Juventude

terça-feira, 3 de março de 2015

Oficina de Orquestra encanta alunos

Oficina de Orquestra encanta alunos 


Mateus, 8 anos, é um pouco maior do que o instrumento que leva no colo. Na primeira semana de março, ele participa, pela segunda vez, da Oficina de Orquestra, apoiada pelo Projeto GerAção de Talentos, incluso na Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. Com os colegas, Mateus Lima Figueira começa a entender melhor o instrumento que está aprendendo a tocar. Aprende quais são as partes que o integram, as primeiras notas e já arrisca alguns acordes.

A turma jovem, na faixa de 8 anos, reúne estudantes inexperientes e outros já mais acostumados com as cordas. Casos de João Vitor da Silva, Diogo Pereira e Emanuel da Silva. O três vieram da turma de 2014 e já arriscam mais. "Eu gosto do violino, já sei tocar metade da primeira música", conta orgulhoso João Vitor.

O projeto da Orquestra Filarmônica Juvenil do Bairro da Juventude reúne hoje cerca de 240 alunos. São crianças e adolescentes de 7 a 14 anos que aprendem a tocar um instrumento que era desconhecido por muitos. Em casos como o de Mateus, o primeiro contato foi na aula. "Acho legal. Nunca tinha tocado", afirma.

A Oficina de Violino é oferecida no período extraclasse. A aposta do professor e músico Moisés de Souza é em alunos jovens, por isso a busca deles já com 7 anos. "Estou começando a preparação nessa fase, para que quando eles fiquem mais velhos já tenham o conhecimento necessário", explica. E as noções vão desde as partes que compõem o instrumento até a postura correta para segurar e tocar.